sábado, 22 de outubro de 2011

Como cordeiros para o meio de lobos

Amados irmãos!



A mensagem de hoje, nos remete a misericórdia divina, misericórdia esta que difere da justiça. A justiça é dar ao outro aquilo que ele merece aquilo que é de direito dele. A misericórdia é dar ao outro aquilo que ele não merece. Ás vezes, esta atitude se engloba em dar o perdão, o amor, a aceitação, o silêncio... Que o outro "não merece".



A atitude misericordiosa é graça divina, só pela graça conseguiremos ser misericordiosos! A nossa carne se opõe a esta atitude, isto se dá, pelo fato da carne ser vingativa (Rm 5,9).



Lembremos sempre: tudo nós alcançamos pela graça que nos é dada de graça! Amém?



- Enviando discípulos para a messe que tinha sido bem semeada pelo Verbo do Pai, mas que clamava por ser trabalhada, cultivada, cuidada com solicitude para que os pássaros não roubassem a semente, Jesus declara-lhes: «Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos». [...] O Bom Pastor não teme que os lobos Lhe ataquem o rebanho; enviou os Seus discípulos, não para se tornarem presas deles, mas para difundirem a graça. A solicitude do Bom Pastor faz com que os lobos não consigam atentar contra os cordeiros que Ele envia. E envia-os para que se realize a profecia de Isaías: «O lobo e o cordeiro pastarão juntos» (Is 65, 25). [...] Além do mais, não têm os discípulos ordem de nem sequer levarem um cajado na mão? [...]



Portanto, aquilo que o humilde Senhor prescreveu também os discípulos o realiza através da prática da humildade. Porque Ele enviou-os a semear a fé, não pela coação, mas pelo ensino; não através da ostentação da força do seu poder, mas pela exaltação da doutrina da humildade. E considerou que era bom juntar a paciência à humildade, tendo em conta o testemunho de Pedro: «ao ser insultado, não respondia com insultos; ao ser maltratado, não ameaçava» (1Pe 2, 23).



O que remete para o que foi dito: "Sede Meus imitadores: abandonai o desejo de vingança, não respondais aos ataques da arrogância retribuindo o mal, mas com a paciência que perdoa. Ninguém deve imitar aquilo que recebe dos outros; a mansidão atinge os insolentes de uma forma muito mais forte".

Santo Ambrósio (c. 340-397), Bispo de Milão e Doutor da Igreja


Com carinho e orações,

Ministério de Comunicação Social

Grupo de Oração Amigos Pela Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário