terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Legalismo e a Misericórdia

Partilho com vocês hoje um texto do Andrei Barêa, da missionário da IDE.

Jesus veio para os doentes, não para os sãos...

Comecemos sem rodeios...Deixe-me tentar dizer a você com clareza: Jesus está vivo, é verdadeira mente Deus, mas é também verdadeiramente homem , e ama você! Sim, Jesus ama você do jeito que você está, com seus pecados, suas fraquezas, com tudo aquilo que há em você e que você tem vergonha.
Mas Jesus, que ama você, ama também os outros filhos de Deus que convivem com você, e que igualmente tem limitações, pecados, fraquezas, talvez as mesmas que você, ou ainda fraquezas diferentes.
Onde está o problema na Igreja com os pecadores? O problema é que na Igreja que o próprio Cristo fundou e morreu por ela, é a mesma em que há algumas pessoas que tem muitas vezes expulsado pessoas, oprimido e excluído os pecadores. O Legalismo oriundo do Judaísmo pela Lei Moisaica (os dez mandamentos e mais outros preceitos) é o grande detalhe que foi criado para orientar as pessoas a aprender o que é certo e o que é errado, para nos ensinar como amar os irmãos; este mesmo Legalismo se tornou os cravos que crucificam até hoje os filhos de Deus quando usados da maneira errada.
Como? Sim, todas as vezes que alguém é proibido de exercer um ministério por ter algum pecado que aparece (porque os que não são vistos não são levados em conta?); toda vez que alguém é excluído da liderança ou até mesmo expulso da Igreja, estamos imitando os Judeus que queriam apedrejar a pecadora adúltera.
Como deveríamos agir então? Se o irmão está caindo em pecados dentro da Igreja,  o que será dele se ele for expulso da Igreja? Pecaria ainda mais! Devemos, não concordar com o pecado, pois Deus abomina o pecado. Mas devemos acolher o pecador, estar prontos a ter misericórdia, sem peso, sem arrogância, exortar, ensinar como Jesus, que disse:”Ninguém te condenou? Então eu também não te condeno. Portanto, vai , e não peques mais!”
Temos em nossas mãos o poder de ligar ou desligar coisas no céu. “Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus”. Vamos então parar de “desligar” pessoas por qualquer coisa, e comecemos a desligar de nós a inveja de quem faz bem feito o serviço de Deus, desligar a raiva, a disputa, a fofoca, e principalmente desligar de nós a idolatria de nos acharmos santos ou anjos! Comecemos a “ligar”, a acolher as pessoas, incluir os afastados, ajudar, dar o bom exemplo, agindo com pureza, verdadeira humildade, nos reconhecendo fracos e pecadores, tão capazes de errar quanto os irmãos, e reconhecendo que não somos mestres, pois  há um só Mestre, Jesus.
Setembro é mês de aprender  a saborear a misericórdia de Deus através de sua Palavra. Seja Jesus para as pessoas, poir talvez você seja o único evangelho que seu irmão lê! Deus abençoe você!
 Andrei Barêa - Missão IDE




Adriana Pavoni
Ministério de Comunicação
"Os meios de comunicação para a unidade
e o progresso da família humana

Um comentário:

  1. Esse texto foi profundo! Muitas vezes vemos os erros, os pecados dos nossos irmãos e queremos condena-los por tudo que fazes, mas esquecemos que somos tão pecadores e impuros como eles; Nos achamos os grandiosos com tudo que fazemos, mas na verdade não somos nada... Ao que Jesus foi! É hora de mudarmos o nosso agir, o nosso ser! Por que assim levaremos quem para a graça de Deus! JESUS é Maravilhoso!

    MIRIELE LEME

    ResponderExcluir