quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga



O Senhor nos fala hoje no Evangelho de Marcos, capítulo 8, versículos 34 e 35.

“Então Jesus chamou a multidão e os discípulos. E disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e da Boa Notícia, vai salvá-la.”

Jesus é muito claro quando nos revela a condição para que sejamos Seus discípulos: renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz a fim de segui-Lo. À primeira vista esta expressão de Jesus é muito dura, porém, se nós pararmos para meditar na profundidade das Suas palavras descobriremos que há aí uma promessa de salvação incontestável.
O discipulado, seguimento a Jesus Cristo, comporta três atitudes radicais: a renúncia de si mesmo, o rompimento com o próprio egoísmo e o abandono dos preconceitos e as formas de pensar que não estão de acordo com o projeto do Reino. O passo seguinte consiste em tomar a sua cruz. Ou seja, ser capaz de enfrentar as consequências de sua opção, sem se intimidar ou deixar abalar o entusiasmo inicial. A nossa cruz é a cruz do testemunho verdadeiro de sua fé. A cruz do desprezo, da rejeição, da zombaria e da exclusão, por causa da fidelidade ao Senhor e pela coragem de não ser conivente com as solicitações do “mundo”.
            Não há por trás dessas palavras um masoquismo, uma teologia do sofrimento. Mas não há outro caminho para seguir Jesus se não for pelo sofrimento, pois se não fosse para acontecer isto, Jesus não teria dito “tome sua cruz e siga-me”. Sempre teremos uma cruz na nossa vida. O Mestre de Nazaré veio nos ensinar a olhar o sofrimento de maneira diferente. A nossa cruz tem valor de salvação, tanto para nossa vida como para vida de nossa família.
Aceitamos o sofrimento e a cruz como seguimento do Cristo, porque entendemos a Sua morte na cruz e Seu amor. “Esse amor, quanto se dá a conhecer, faz as pessoas boas saírem de si e ficarem estarrecidas. Por isso, as pessoas sentem afervorar-se o coração, desejam o martírio, alegram-se no sofrimento, têm alívio nos grandes sofrimentos” (S. Afonso de Ligório).
O discípulo deve aceitar o convite “siga-me”, e fazer do caminho de Jesus seu próprio caminho e do projeto dEle seu próprio projeto. Quem perde a própria vida, acaba encontrando a verdadeira vida, a que Jesus tem para oferecer.
Muitas vezes, não entendemos o sofrimento e a cruz, porque estamos presos às coisas materiais. Para compreender o mistério da cruz é necessário estar com os olhos voltados para o Alto. A partir de hoje, comecemos a ver os sofrimentos e a cruz de maneira diferente; a cruz, verdadeiramente, é SALVAÇÃO em nossas vidas.



Adriana Pavoni
Ministério de Promoção Humana
"Os meios de comunicação para a unidade
e o progresso da família humana"

Nenhum comentário:

Postar um comentário